segunda-feira, 21 de março de 2011

A cidade e seus fluxos.

Sim, o espaço urbano é configurado a partir de suas dinâmicas internas!
Estas dinâmicas ocorrem a partir de subsistemas caracterízados pelos seus fluxos.
O vídeo abaixo representa mais uma sistema de transporte de matéria, interno ao sistema urbano; um típico sistema de retroalimentação interno ao sistema urbano.


Como seria o mapeamento deste sistema de descarte de matéria por meios subterrâneos?

domingo, 13 de março de 2011

Gabi Cardoso entrevista Otávio Peres

Como já comentado em postagens anteriores, o projeto "De frente com Gabi Cardoso" visa apresentar a produção do LabUrb de forma inusitada, usando do humor para divulgar pesquisa, ensino e extensão. O primeiro episódio dessa ideia já pode ser conferido no tumblr e youtube (vídeo postado abaixo). Trata-se da entrevista com Otávio Martins Peres, graduado arquiteto e urbanista pela UFRGS, especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela UFPel, recentemente pós-graduado mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PROGRAU-UFPel, e que segue como coloborador do LabUrb.

Enjoy it!


PS: as imagens incidentais da entrevista com o prof. Maurício Polidori são parte integrante do episódio piloto, ainda em processo de finalização e que posteriormente virá a ser publicado.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Backstage do "De frente com Gabi Cardoso: entrevista Otávio Peres"

Enquanto isso, nos bastidores da gravação do 2º "De frente com Gabi Cardoso"...




De frente com Gabi Cardoso, difundindo projetos com bom humor

Hoje foi inaugurado na web o canal do YouTube e Blog do projeto De frente com Gabi Cardoso, uma ideia do Laboratório de Urbanismo da FAUrb/UFPel, que busca a divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do humor. Andrio Cardoso, estudante de Arquitetura e Urbanismo e bolsista CNPq, com suas brilhantes imitações, encarna uma paródia de Marília Gabriela e entrevistará inicialmente a equipe de docentes, bolsistas e colaboradores do laboratório, questionando sobre seus trabalhos e cutucando sobre suas peculiaridades. Já foram entrevistados o prof. Maurício Polidori, coordenador do LabUrb, no final de 2010; e Otávio Peres, que recentemente concluiu o curso de mestrado no PROGRAU/FAUrb/UFPel. Tão logo esperamos disponibilizar essas entrevistas. Por enquanto, façam de aperitivo a vinheta de abertura, produzida pelo também bolsista Marcos Pretto:

quinta-feira, 3 de março de 2011

Oficina 360°x180°

Produtos oriundos da oficina "360º x 180º", com fotografias panorâmicas e esféricas, além de inclusão no Google Earth, ministrada por Otávio Peres, em setembro de 2010:

saguão da FAUrb:

_________________________________________________

LabUrb: