quarta-feira, 31 de agosto de 2011

cidade + contemporaneidade

Já está no ar o site do grupo de estudos "cidade + contemporaneidade", um grupo que procura articular-se em torno da abordagem multidisciplinar de questões teóricas e empíricas relacionadas à sociedade contemporânea, em especial na relação entre a arquitetura e cidade, habitando para isso as fronteiras da filosofia, das artes e da educação, a fim de criar ações projetuais e perceptos para uma estética urbana atual. O projeto faz parte do LabUrb e é coordenado pelo prof. Eduardo Rocha.


Para maiores informações: http://www.wix.com/contemporaneidade/faurb

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Um novo quadro da arquitetura está sendo "pintado"...

Uma entrevistadora que é um quadrinho e um professor que é pintado, no que isso pode dar??? Num divertidíssimo papo que é uma obra de arte!!!

O professor Ricardo Pintado (diretor do colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel) não teve medo de Gabi Cardoso e respondeu desde perguntas sobre a reforma curricular até questionamentos sobre suas escolhas profissionais, passando pelas cutucadas sagazes da loirona. E tudo isso "ao vivo", assistido por um público entusiasmado e curioso, o qual lotou o saguão da FAUrb.

Abaixo, o teaser de divulgação. Daqui uns dias sai o vídeo final.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Urban sprawl + Periferização

Abaixo seguem dois vídeos sobre o tema da produção de núcleos periféricos.

O primeiro vídeo, produzido pela Revista A.U. no final de 2010, com fala de Ricardo Sargiotti, trata principalmente da produção de periferias de baixa renda em cidades latino-americanas.


O segundo vídeo, uma palestra de James Howard Kunstler no TED 2004, aborda principalmente o urban sprawl e as paisagens muradas (e inóspitas) no Estados Unidos, com muitas pitadas de humor. É possível assistir com legendas em português acessando o link <TED: Dissects Suburbia>.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A cidade construída entre rios

A cidade que é construída entre rios. Um vídeo sobre São Paulo, mas que permite abrir o pensamento para refletir sobre outras cidades que também possuem implantação e relação íntima com seus rios. Permite refletir sobra a maneira como se dá esse relacionamento, que muitas vezes tem a cidade virando suas costas para a paisagem natural, a qual é desvalorizada e degradada.