quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Urbanismo e as Variantes

Foi gravado na tarde dessa quarta-feira, 9 de maio, o programa Variantes da TV Cidade (Canal 20 da Net), conduzido pelo jornalista Alencar de Farias e pelo engenheiro Cava, abordando a temática do planejamento urbano. Foram entrevistados o prof. Maurício Polidori, o prof. Otávio Peres e o mestrando Christiano "Kico" Toralles. Nos 3 blocos do programa, os âncoras e os entrevistados conversaram sobre definição de urbanismo; crescimento urbano; planejamento da cidade; modelagem e ciência urbana; preservação ambiental (com destaque para o caso do Pontal da Barra); integração regional (com o caso Rio Grande + Pelotas) e sistema cicloviário; entre outros assuntos.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

¡VIVA O TERRITÓRIO!, o encerramento


"Aconteceu na quarta-feira, dia 2 de maio de 2012, a reunião de encerramento do 1º. Encontro de Desenho Urbano: ¡VIVA O TERRITÓRIO! , promovido pelo Laboratório de Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O evento nesse ano recebeu durante o mês de abril a professora e pesquisadora Laura Novo de Azevedo, da Oxford Brookes University, que promoveu um conjunto de palestras e oficinas que tiveram como resultado um conjunto de vídeos que trazem a tona vários aspectos do desenho urbano na cidade de Pelotas. Os vídeos podem ser acessados em: <http://laburb.blogspot.com.br/>."
_____________________________________________________________

Depoimentos sobre o evento:

"Olá Pessoal ... acho que foi uma interessante experiência, com trabalho integrado de professores, alunos, ex-alunos e instituições. Percebi efetiva verticalidade na graduação e na pós-graduação, onde o que interessava era participar e produzir em conjunto. Quero parabenizar a todos pelo que fizemos juntos, destacando os colegas Laura Azevedo (parceira na Inglaterra), Eduardo Rocha, Kico Toralles e Marcos Pretto. Acho que está sendo um experimento importante, que sintetiza avanços para a cidade, para as instituições e para cada um de nós. Muito obrigado a todos que, com prazer, vêm trabalhando nesse projeto. Abração, Maurício."

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Outras vídeo-experiências de desenho urbano...

Na noite de hoje foi encerrado o I Encontro de Desenho Urbano ¡VIVA O TERRITÓRIO!, com mostra dos vídeos produzidos e participação via Skype da prof.ª Laura Azevedo. Abaixo seguem mais vídeos produzidos para o projeto Urban Design Experience, bem como fotos da mostra.

Título: ALAGADOS
Tema: drenagem pluvial
Autores: Carina Bast, Daniel Lamas, Jennifer Reis, Leonardo Pontes, Naiara Lima, Vanessa Dias (todos estudantes da UCPel)



Título: NA ÁGUA A TERRA PASSA
Tema: cidade e mobilidade fluvial
Autores: Beatriz Echenique Gioielli, Camilla Ortega, Carolina Ritter, Marina Zanin