terça-feira, 1 de novembro de 2011

Avaliação da 1ª Jornada de Estudos de Morfologia e Modelagem Urbana

O Laboratório de Urbanismo – LabUrb e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PROGRAU realizaram conjuntamente, no mês de outubro, a 1ª Jornada de Estudos de Morfologia e Modelagem Urbana, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. O evento proporcionou contato com saberes relacionados à morfologia e modelagem urbana, discutindo questões relativas aos desafios da cidade contemporânea.

A jornada de estudos teve início no dia 5 com duas oficinas, sendo a primeira dedicada à modelagem urbana com autômatos celulares, ministrada pelo prof. Maurício Polidori, o qual apresentou o software CityCell – Simulador de Crescimento Urbano, produzido pela equipe do LabUrb; e a segunda dedicada à modelagem de transportes aplicada à mobilidade e ao planejamento urbano, ministrada pelo prof. Msc. Julio Celso Borello Vargas, da UFRGS. O primeiro dia do evento contou ainda com a apresentação musical dos grupos Matravisgoso e Percutralha, do IAD, terminando com a palestra “Configuração espacial e inserção de parques urbanos: permeabilidade, integração e visibilidade”, apresentada pelo prof. Dr. Renato Tibiriçá de Saboya, da UFSC.

No dia 6 a jornada contou com apresentações e defesa de qualificação de mestrado dos mestrandos Christiano Piccioni Toralles e Marcus Vinícius Pereira Saraiva, integrando ao evento os trabalhos desenvolvidos na linha de pesquisa de Sistemas Configuracionais Urbanos, os quais abordam, respectivamente, a modelagem e simulação da formação de periferias urbanas e do crescimento urbano a partir da medida de acessibilidade. O segundo dia foi encerrado com a palestra “Dinâmica de transformação e crescimento urbano”, ministrada pela profa. Dra. Niara Clara Palma, da UNISC.

O evento foi finalizado no dia 13 com uma oficina destinada a aplicar subjetivamente as temáticas abordadas nos dias 5 e 6 em uma atividade prática e lúdica, propondo alternativas de desenho urbano para cenários de futuro dedicados ao caso da cidade de Jaguarão. Foram duas alternativas dedicadas à cidade já construída e duas à expansão da área urbanizada, nas quais foram considerados aspectos da cultura da local e do ambiente, associados às ideias de inovação e preservação, trabalhando conceitos de: utopia, heterotropia e entropia; renaturalização, rururbanização, multiescalaridade, cristalização, ressonância, etc. Essa oficina foi coordenada pelos professores Maurício Polidori, Eduardo Rocha e Ana Paula Faria, da FAUrb, e Otávio Martins Peres, da UCPel.

Por fim, a equipe organizadora avaliou a jornada de estudos como positiva, atingindo satisfatoriamente todos seus objetivos e aproximando as temáticas da comunidade da graduação e pós-graduação da FAUrb e de outros cursos da UFPel, bem como da UCPel e FURG. É esperado que a Jornada de Estudos de Morfologia e Modelagem Urbana seja novamente organizada no ano de 2012.

______________________


Essa notícia de encerramento do evento também foi publicada no site da UFPel: <http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/11/01/arquitetura-realiza-1%C2%AA-jornada-de-estudos-de-morfologia-e-modelagem-urbana/>.

Os atestados de participação nas atividades da 1ª Jornada de Morfologia e Modelagem Urbana já podem ser baixados no site do PET-FAUrb: <http://www.wix.com/petfaurb/pet#!__palestras-2011-2>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário