quinta-feira, 23 de outubro de 2014

People Grid

PeopleGrid é SIG-Web (Sistema de Informações Geográfica) idealizado pelos integrantes do laboratório de urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel que tem como sua principal funcionalidade a elaboração de questionários virtuais voltados para a área de planejamento urbano o sistema na sua essência é baseado no modelo grid, que pode ser entendido como uma grade regular de células.
Para explicar o funcionamento geral do sistema, vamos dividir a explicação em 2 sessões.
Sessão 1: Criação de um Questionário Nesta sessão os usuários registrados no sistema (usuários pesquisadores) tem acesso a uma área restrita, onde nesta é possível criar perguntas, questionários e visualizar resultados de uma pesquisa. Na criação do questionário o usuário passa por etapas distintas onde ele aprimorando a sua pesquisa. Etapas de criação de um questionario:
Etapa 1 Descrição, onde é definido uma descrição do questionário, o tempo que irá acontecer a pesquisa.(Figura 1)
Etapa 2 Nesta etapa é feita a escolha do local da pesquisa, a pessoa responsavel sinaliza com o marcador o centro do mapa e controla o zoom padrão. (Figura 2)
Etapa 3 Após a demarcação do centro do mapa, o pesquisador chega enfim a montagem da grid, ou seja, nesta etapa é possivel preencher a área que será pesquisada tendo a possibilidade através das ferramentas disponibilizadas acima controlar o tamanho da célula e também customizar livremente a área da pesquisa com a ferramenta do retângulo.(Figura 3)
Etapa 4 A ultima etapa o pesquisador enfim coloca as perguntas cadastradas no questionário, o procedimento é o seguinte, será disponibilizado duas listas, uma contendo as perguntas cadastradas pelo pesquisador e a outra com as perguntas que vão fazer parte do questionário. (Figura 4)
Sessão 2: Participando de uma pesquisa Esta sessão é voltada para os usuários responentes (internautas participantes de uma pesquisa), as pessoas terão acesso ao site do PeopleGrid, dentro do site haverá uma lista de questionários disponíveis, após a escolha de um questionário, será disponibilizada uma tela semelhante a Figura 5, onde o internauta tem acesso a uma rodada de perguntas que são respondidas no mapa abaixo. Portanto através desta ferramenta é possivel coletar a opinião das pessoas, de modo simples e de fácil acesso, auxiliando os agentes na tomada de decisão, elaboração de planos e projetos urbanos.

figura5 figura1 home figura3 figura2


Nenhum comentário:

Postar um comentário